a pelí­cula mostra a importância que os artistas profissionais têm para as crianças que se encontram hospitalizadas
a pelí­cula mostra a importância que os artistas profissionais têm para as crianças que se encontram hospitalizadasO filme Doutores palhaços é um dos três em antestreia mundial na 38a edição do Festival Internacional de Cinema do Porto (Fantasporto). a película vai estar em competição com outros candidatos ao Prémio do Cinema Português, e poderá ser vista este sábado, dia 3 de março, entre as 15h30 e as 17h00, no Pequeno auditório do Teatro Municipal Rivoli.

a produção cinematográfica traça um retrato do trabalho da Operação Nariz Vermelho (ONV), dando a conhecer a importância de artistas profissionais em contexto hospitalar.com a realização de Bernardo Lopes e Hélder Faria, autores do argumento juntamente com João Fonseca, o filme conta com a produção da empresa Força Maior.

Os realizadores da obra destacam os efeitos positivos do trabalho dos artistas entre os pacientes. Onde o sofrimento impera, os “doutores” especialistas em sorrisos, avivam a esperança e aliviam a dor aos pacientes, familiares e ao corpo clínico dos hospitais. Quisemos acompanhar estes profissionais da arte de fazer sorrir numa busca interior: trazer felicidade a quem mais precisa, referem.

Por sua vez, Magda Morbey Ferro, diretora de comunicação da ONV, realça a capacidade do filme para transmitir o que se passa dentro dos hospitais. Quando um palhaço entra num hospital é algo tão inesperado que, desde logo, transporta as pessoas para um espaço mágico, onde tudo é possível. O documentário reproduz fidedignamente essa realidade, demonstra a responsável, em comunicado. O Fantasporto iniciou no passado dia 20 de fevereiro, e prolonga-se até domingo, 4 de março.