Os dois primeiros voluntários para esta missão vão passar a residir num bairro social de almada, a partir do próximo mês de abril
Os dois primeiros voluntários para esta missão vão passar a residir num bairro social de almada, a partir do próximo mês de abrilDepois de 30 anos de missões em África e Timor-Leste, a organização Leigos para o Desenvolvimento (LD) vai lançar a sua primeira missão de desenvolvimento em Portugal. O entusiasmo para esta nova missão é grande e estamos conscientes da exigência do desafio. Mas como Santo Inácio nos ensinou, “em tudo amar e servir”. É a fórmula que nos move, em África e em Portugal, refere Carmo Fernandes, diretora executiva da organização, em comunicado.

a experiência-piloto terá lugar nas freguesias da Caparica e do Pragal, no concelho de almada, nos bairros abrangidos pela paróquia de São Francisco Xavier da Caparica, entregue pela diocese de Setúbal à responsabilidade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, cujo o seu provincial José Frazão, convidou os LD a implementar no local um programa de desenvolvimento comunitário.

Está prevista para abril a territorialização dos primeiros dois voluntários que irão residir num dos bairros sociais localizados em contexto urbano. Para os próximos dois anos, o desafio será o enraizamento da presença no terreno, passando os LD a ser parte da comunidade local, estabelecendo uma relação de proximidade e confiança com a população e organizações locais.

Para que tal seja possível, está prevista a constituição e dinamização de um grupo comunitário, a criação de uma resposta de capacitação e “empowerment” juvenil e a mobilização de mulheres para a constituição de um grupo e para um processo de desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário, explicam os serviços de comunicação da organização católica.