a peregrinação conta com um momento de reflexão sobre o tema da jornada – «únicos no olhar da Mãe de Jesus»
a peregrinação conta com um momento de reflexão sobre o tema da jornada – «únicos no olhar da Mãe de Jesus»as pessoas que sofrem com doenças raras têm agora um dia que lhes é especialmente dedicado no Santuário de Fátima. No próximo sábado, 3 de março, irá realizar-se, pela primeira vez, a Peregrinação Nacional de Pessoas com Doenças Raras ao Santuário de Fátima. a jornada deverá começar pelas 10h30, com o acolhimento dos participantes e seus acompanhantes, junto à Basílica da Santíssima Trindade, onde terá lugar uma Eucaristia, que iniciará 30 minutos mais tarde.

ao início da tarde, pelas 14h00, irá decorrer um encontro entre os participantes, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. a ocasião será um momento para proporcionar uma reflexão sobre o tema da peregrinação – Únicos no olhar da Mãe de Jesus. a jornada encerrará na Capelinha das aparições, com a despedida e bênção dos doentes, um momento que deverá iniciar pelas 15h00.

Desde a existência do Santuário de Fátima, que os seus responsáveis têm procurado trabalhar para que o templo da Cova da Iria seja um lugar materno de conforto e de paz para qualquer pessoa. Esta é uma linha de ação pastoral que o santuário quer desenvolver, como lugar materno de convergência de tanto sofrimentos, alguns muito novos, realçam os serviços de comunicação do templo mariano, a propósito desta peregrinação.

a primeira edição desta jornada surge como uma resposta a uma interpelação feita pela Dravet, uma associação de doentes com este síndrome, e que posteriormente foi sendo trabalhada com as duas federações – a Fedra e a aliança Portuguesa de associações de Doenças Raras.