Susana Russo desempenha o papel de uma jovem Síria que foge do seu país natal devido à guerra. a atriz acredita que «só pode um pânico incompreensível» pode levar as pessoas a «ir para um barco sem condições»Susana Russo desempenha o papel de uma jovem Síria que foge do seu país natal devido à guerra. a atriz acredita que «só pode um pânico incompreensível» pode levar as pessoas a «ir para um barco sem condições» a defensora de direitos humanos Susana Russo dá vida ao monólogo aqui também não!, dedicado à crise migratória, e que poderá ser visto no Teatro Garcia de Resende (Évora), em quatro sessões, agendadas para os próximos dias 1 e 2 de março, às 10h30 e às 21h30. através do monólogo, com a duração de uma hora, a antropóloga de formação, pretende colocar a audiência a refletir sobre o estado das civilizações.
Susana Russo assume o papel de Nujeen, uma personagem fictícia, que retrata uma jovem síria de 16 anos, que foge da guerra que atinge alepo, a cidade onde nasceu, juntamente com a sua irmã. O objetivo é chegarem à alemanha, onde já se encontram familiares seus.
Nujeen é o resultado de um trabalho de recolha baseado em testemunhos reais. Recolhemos vários testemunhos de pessoas que decidem fugir em barcos insufláveis, a sua ida até à Grécia e todo o terror por que passam neste itinerário atribulado () O que leva pessoas a ir para um barco, com os seus filhos, sem condições, com um colete salva-vidas? Interrogo-me e concluo que só pode ser um pânico, incompreensível para nós, disse a portuguesa, em declarações à Rádio Renascença.
além da interpretação de Susana, a peça detém uma banda sonora, e várias imagens em projeção. a peça aqui também não! é o resultado de um desafio lançado pela biblioteca da Escola Secundária andré de Gouveia, em Évora, a que a associação cultural Do Imaginário, dirigida por Susana, deu resposta com a criação desta peça.