Segunda edição de projeto promotor de práticas saudáveis arranca em escolas portuguesas para alertar as comunidades escolares para a importância de se alimentarem de forma saudável e praticarem exercício físico com regularidadeSegunda edição de projeto promotor de práticas saudáveis arranca em escolas portuguesas para alertar as comunidades escolares para a importância de se alimentarem de forma saudável e praticarem exercício físico com regularidadeCerca de 10 mil alunos, com idades compreendidas entre os seis e os dez anos, que se encontram a frequentar o primeiro ciclo do ensino básico, em cerca de 140 escolas de Portugal, vão ser sensibilizados, juntamente com os seus pais, encarregados de educação, professores e auxiliares, para a importância de praticar uma alimentação saudável, levar um estilo de vida ativo e fazer um consumo consciente.
Este projeto vai materializar-se na realização de ações de sensibilização nas salas de aula, jogos, e visitas de estudo, que terão um duplo objetivo: capacitar os mais novos com conhecimentos teóricos sobre a alimentação, e desafiá-los a dar provas dos saberes adquiridos através de atividades lúdicas.
a apresentação deste projeto, intitulado Escola Missão Continente, teve lugar na última quarta-feira, 21 de fevereiro, na Escola Básica de Santa Clara, em Évora. a sessão contou as intervenções de duas atletas – Telma Monteiro e Patrícia Mamona – que mostraram às crianças que a alimentação influencia a saúde, o desempenho escolar, profissional e desportivo. além disso, as desportistas partilharam com os alunos um pouco da sua dieta alimentar e as consequências que esta tem nos seus desempenhos desportivos.
Seguidamente, convidaram os mais novos a participar num mini aula sobre as suas modalidades – judo e triplo salto – acentuando a mensagem de que além de uma alimentação saudável, também é essencial praticar atividade física. a apresentação do projeto, que parte agora para a sua segunda edição, também contou com a presença do chef Nuno Queiroz Ribeiro, autor de publicações sobre alimentação saudável, que desafiou os alunos a criarem um plano de refeições, através de um jogo.
a sensibilização das gerações mais novas para a importância de uma alimentação saudável é fundamental no contexto atual de sedentarismo e má nutrição que verificamos nestas idades. É por isso com grande satisfação que verificamos um grande interesse das escolas em participar nesta segunda edição do programa Escola Missão Continente, bem evidente no crescimento da sua intervenção, que começou em 18 escolas e, agora, nesta segunda edição, já abrange cerca de 140 escolas, realça Tiago Simões, profissional ligado à empresa promotora da iniciativa.