Os bens doados vão ser entregues a 100 instituições de solidariedade, que os vão entregar a pessoas desfavorecidas
Os bens doados vão ser entregues a 100 instituições de solidariedade, que os vão entregar a pessoas desfavorecidasMilhares de clientes de farmácias portuguesas de todo o país ofereceram, num só dia, 15 mil medicamentos e produtos de saúde, com um valor estimado de 60 mil euros. Os bens doados serão entregues a 100 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), que os distribuirão por pessoas carenciadas. O gesto solidário deu forma à décima Jornada anual de Recolha de Medicamentos, promovida pelo Banco Farmacêutico. a ação foi possível graças à boa vontade de 600 voluntários, que estiveram presentes, no último sábado, 17 de fevereiro, nas mais de 230 farmácias que aderiram à iniciativa.
Os promotores da campanha estão muito satisfeitos com o resultado. O balanço deste ano é bastante positivo.comparativamente ao ano anterior, o Banco Farmacêutico aumentou, em 1. 000 o número de medicamentos doados, o que lhe permite estabelecer uma relação ainda mais próxima com as instituições, doando um número maior de medicamentos por IPSS. De igual modo, o número de farmácias aderentes aumentou, em dez, embora tenha sido uma subida ligeira, permitiu ao Banco Farmacêutico estar, pela primeira vez, presente em todos os distritos de Portugal Continental, lê-se num comunicado.
Luís Mendonça, presidente do Banco Farmacêutico, destaca o alargamento da iniciativa a todo o país. É com enorme satisfação que atingimos o nosso objetivo para este ano: estar presente em todos os distritos de Portugal Continental. assim como constatámos que, de ano para ano, o nosso trabalho é reconhecido por cada vez mais pessoas, dispostas a participarem nesta iniciativa. aumentamos o número de farmácias, de voluntários, de instituições apoiadas e de medicamentos doados, o que nos possibilita ajudar milhares de pessoas, que de outra forma não teriam possibilidade de adquirir estes medicamentos, realça o responsável.
Os promotores da campanha destacam ainda o papel que os voluntários desempenharam, através da sua presença nas farmácias, e da sensibilização para a causa apoiada. É objetivo do Banco Farmacêutico, todos os anos, sensibilizar cada vez mais os portugueses para a importância de ajudar as pessoas mais carenciadas, através da doação de medicamentos e produtos de saúde, explicam. as farmácias, IPSS ou voluntários que desejem participar na próxima edição da iniciativa podem contactar o Banco Farmacêutico online.