Fátima e Vila Viçosa são os locais escolhidos para uma nova edição de um encontro que junta pessoas de todo o país, que têm a missão de guiar outras pelas estradas nacionais, rumo a templos de Portugal
Fátima e Vila Viçosa são os locais escolhidos para uma nova edição de um encontro que junta pessoas de todo o país, que têm a missão de guiar outras pelas estradas nacionais, rumo a templos de PortugalOs orientadores de peregrinações vão estar em formação nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro, no âmbito da 37. a edição do Encontro Nacional anual de Guias-Intérpretes. Este ano, o evento vai realizar-se em duas cidades portuguesas: Fátima e Vila Viçosa.
Depois do ano em que se celebraram os 100 anos do fenómeno de Fátima, e em que milhões afluíram à Cova da Iria, os responsáveis pelo Santuário, promotores do encontro, entenderam que o legado deixado poderia ser convertido numa reflexão para esta ocasião, o que resultou no tema – Rotas marianas em Portugal.
Este evento tem () um particular relevo no calendário do Santuário, onde a formação dos principais orientadores das peregrinações é encarada com como missão fundamental desde a primeira hora, indicam os serviços de comunicação do templo da Cova da Iria.
O primeiro dia de formação terá lugar no Santuário de Fátima. Entre os conferencistas estão Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, Pedro Valinho Gomes, diretor do Departamento para o acolhimento de Peregrinos do Santuário de Fátima, Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, e Marco Daniel Duarte, diretor do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima.
Os oradores vão orientar palestras dedicadas ao culto e à iconografia da Senhora de mil nomes, mas também às vestes, mitos e curiosidades relacionados com a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Está ainda previsto um diálogo entre os agentes de peregrinação, sobre o acolhimento em Fátima, no ano de centenário.
No dia seguinte, já pela região do alentejo, Francisco Couto, reitor do Santuário de Vila Viçosa, vai orientar uma visita guiada ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Por sua vez, Marco Daniel Duarte, irá dinamizar um momento formativo sobre o tema Memória do culto mariano em Portugal: um itinerário.