Os momentos de oração e reflexão agendados têm como objetivo facultar aos peregrinos «uma melhor vivência» dos 40 dias anteriores à PáscoaOs momentos de oração e reflexão agendados têm como objetivo facultar aos peregrinos «uma melhor vivência» dos 40 dias anteriores à PáscoaO período quaresmal que inicia esta quarta-feira, 14 de fevereiro, vai ser vivenciado de forma especial no Santuário de Fátima. através de um programa celebrativo adequado a esta época do ano, os responsáveis pelo templo mariano da Cova da Iria pretendem proporcionar aos fiéis uma melhor vivência deste tempo que antecede a Páscoa.
a quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Ramos, anterior ao domingo de Páscoa. Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, à conversão espiritual para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz, explicam os responsáveis pelo programa quaresmal, em comunicado.
assim, nesta quarta-feira de cinzas, além das celebrações habituais, onde serão impostas as cinzas, realizam-se adorações comunitárias e dois momentos de oração: as laudes e vésperas. O Domingo de Ramos, 25 de março, será assinalado com a recitação do terço, a bênção de ramos, procissão e Eucaristia. Para a quinta-feira santa, dia 29, está prevista a oração de laudes, Eucaristia vespertina da Ceia do Senhor, e oração comunitária.
Já as cerimónias da sexta-feira santa, 30, contemplam uma via-sacra aos Valinhos, a oração de laudes, a celebração da Paixão do Senhor e novamente o exercício da via-sacra, mas desta vez no recinto de oração. O sábado santo, 31, será assinalado com as orações de laudes e de vésperas, a recitação do terço, uma oração a Nossa Senhora da Soledade, a Vigília Pascal e uma Procissão Eucarística. Em cada sexta-feira e domingo da quaresma, vai realizar-se o exercício da via-sacra, pelas 14h00.