Formas de implementar uma «educação transformadora» nas escolas portuguesas, que contribua para o desenvolvimento de uma cidadania global, são temas a abordar por responsáveis políticos e especialistas no tema, durante um colóquio em LisboaFormas de implementar uma «educação transformadora» nas escolas portuguesas, que contribua para o desenvolvimento de uma cidadania global, são temas a abordar por responsáveis políticos e especialistas no tema, durante um colóquio em LisboaO Secretário de Estado da Educação, João Costa, vai apresentar um enquadramento político sobre o papel e o lugar da escola na sociedade, na próxima quinta-feira, 15 de fevereiro, na sala a da Fundação Cidade de Lisboa. a intervenção do responsável constituirá um dos momentos da conferência (Re)Pensar a escola enquanto escola transformadora, que terá lugar naquele espaço entre as 18h00 e as 20h30.
Por sua vez, alejandra Boni, uma investigadora que tem desenvolvido trabalho com o Movimiento por la Educación Transformadora y Ciudadania Global, do Estado Espanhol, vai motivar um momento de reflexão, a partir de um exercício coletivo. a iniciativa será também uma ocasião para a apresentação dos resultados preliminares de um estudo sobre iniciativas de educação para a cidadania global em meio escolar.
Os vários momentos da conferência visam contribuir para repensar as práticas de educadores e docentes, numa perspetiva de educação transformadora, assim como analisar os possíveis espaços para a concretização desta abordagem no quadro da educação formal, explicam os organizadores, em comunicado.
O encontro é especialmente dirigido a professores, educadores, alunos, assistentes escolares, famílias e organizações e entidades das comunidades envolventes. a participação é livre, mas as inscriçõessão necessárias e devem ser feita até terça-feira, 13. a conferência é promovida pela Fundação Gonçalo da Silveira e pelo Centro de Intervenção para o Desenvolvimento amílcar Cabral (CIDaC). a iniciativa conta com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.