Uma paróquia de Lisboa vai disponibilizar sessões de catequese para a comunidade surda. a iniciativa é mais um passo, de um longo «caminho a percorrer» rumo à inclusão
Uma paróquia de Lisboa vai disponibilizar sessões de catequese para a comunidade surda. a iniciativa é mais um passo, de um longo «caminho a percorrer» rumo à inclusãoFiéis da paróquia de Nossa Senhora Porta do Céu, em Telheiras (Lisboa), decidiram disponibilizar sessões de catequese para a comunidade surda, um serviço de educação para a fé que decorre naquela localidade às sextas-feiras, entre as 17h50 e as 18h25.

O objetivo é promover a inclusão de pessoas surdas ou com deficiências que necessitem de diferenciação no acesso à catequese, explicou Isabel Vale, do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Conferência Episcopal Portuguesa. Neste âmbito, a responsável alerta para a existência de muitas pessoas que necessitam de uma comunicação diferenciada dentro das comunidades cristãs do patriarcado de Lisboa.

Para além da paróquia de Telheiras, a linguagem gestual está presente em várias Eucaristias nas dioceses do algarve e do Porto, na arquidiocese de Braga e no Santuário de Fátima. ainda existe muito caminho a percorrer, considerando as mais de três mil paróquias portuguesas e a aparente incapacidade de trocar experiências, lamentou Maria Isabel Vale, em declarações aos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã.