a iniciativa dá aos jovens de Setúbal a oportunidade para manifestarem as suas ideias sobre temas ligados às dinâmicas da Igreja Católica a iniciativa dá aos jovens de Setúbal a oportunidade para manifestarem as suas ideias sobre temas ligados às dinâmicas da Igreja CatólicaOs adolescentes e adultos jovens residentes em Setúbal, com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos, são convidados a responder ao questionário Faz-te ouvir! – a Igreja em caminho com os jovens, independentemente da sua fé ou religião, asseguram os responsáveis pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal, promotores da iniciativa lançada no início de fevereiro.
as respostas recolhidas entre os meses de fevereiro e de março serão um contributo para a reflexão em torno do Sínodo dos bispos, que vai realizar-se em outubro no Vaticano, com uma clara incidência sobre os temas que envolvem a juventude. O questionário é o resultado de encontros com todos os responsáveis de secretariados da diocese de Setúbal, grupos e movimentos juvenis da região, assim como com representantes de institutos de vida consagrada e instituições sociais católicas que apoiam jovens em risco.
Das reuniões dedicadas ao tema já realizadas na diocese de Setúbal saiu o sentimento de que existe pouco empenho e acompanhamento por parte dos sacerdotes, uma enorme necessidade de acompanhamento para o discernimento vocacional e que os jovens se encontram em iniciativas ligadas ao desporto, assim como em locais de lazer, movimentos associativos e juventudes partidárias, para além do ambiente da Igreja e da paróquia a que pertencem.
além do questionário, os responsáveis pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal pretendem ainda fomentar a realização de encontros de reflexão, partilha e oração sobre o Sínodo dos bispos. Nesse sentido, disponibilizam online vários suportes que permitem a realização destas iniciativas.