Só na diocese de Leiria-Fátima, estão previstas sete cerimónias, durante as quais será feita a bênção de bebés, crianças e grávidas. as celebrações são uma ocasião para os pais manifestarem «gratidão a Deus pelo dom dos filhos»Só na diocese de Leiria-Fátima, estão previstas sete cerimónias, durante as quais será feita a bênção de bebés, crianças e grávidas. as celebrações são uma ocasião para os pais manifestarem «gratidão a Deus pelo dom dos filhos» a Festa da apresentação de Jesus no Templo, assinalada a 2 de fevereiro, vai ser comemorada em vários pontos do país com celebrações destinadas à bênção de bebés, crianças e grávidas. Só na diocese de Leiria-Fátima, vão realizar-se sete cerimónias, em locais como alvados, Leiria, Mira de aire, São Bento, azóia, Barosa, Monte Real e Souto da Carpalhosa.
Grande parte destas celebrações estão previstas para a Missa dominical do próximo domingo, 4 de fevereiro, nas respetivas comunidades e à hora habitual, à exceção da localidade de alvados, em que a cerimónia vai realizar-se sexta-feira, 2, pelas 11h00, e da cidade de Leiria, onde a celebração está prevista para sábado, 3, às 15h00, na Sé.
a apresentação de Jesus no templo é um episódio bíblico que teve lugar 40 dias após o nascimento de Cristo, data em que José e Maria levaram o Filho à presença do sacerdote, no Templo de Jerusalém, conforme ditava a tradição do povo judeu.
Neste âmbito, a celebração da bênção dos bebés procura exprimir a gratidão e louvor a Deus pelo dom dos filhos e, simultaneamente, consagrar-Lhe e oferecer-Lhe os filhos, pedindo a sua bênção sobre eles, explicam os serviços de comunicação da diocese de Leiria-Fátima.