a proposta do Bom Jesus para Património Mundial chega à UNESCO 20 anos depois da meta delineada. «Estamos perante um facto histórico», refere o vice-presidente da confraria do templo a proposta do Bom Jesus para Património Mundial chega à UNESCO 20 anos depois da meta delineada. «Estamos perante um facto histórico», refere o vice-presidente da confraria do templo a candidatura do Santuário do Bom Jesus do Monte (Braga) à lista do Património Mundial a Humanidade, inserida no critério de paisagem cultural, foi entregue no Centro do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) esta semana.
Esta etapa foi possível após a obtenção do parecer favorável do Grupo de Trabalho Interministerial, para o acompanhamento das Candidaturas a Património Mundial, e posterior aprovação pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros, da Cultura e do ambiente.
Desde 1998 que o Bom Jesus esperava por este momento. Passados 20 anos cumpre-se o objetivo: a candidatura chega ao Centro do Património Mundial da UNESCO, em Paris (França). Estamos perante um facto histórico. ainda não somos património mundial, mas tudo que competia ao Bom Jesus e a Portugal está feito, realçou Varico Pereira, vice-presidente da Confraria do Bom Jesus, citado pelos serviços de comunicação da arquidiocese de Braga.