acordo de cooperação vai levar à atribuição de bolsas de investigação. a iniciativa deverá contribuir para compreender os fenómenos religiosos, de forma a promover o diálogo com as culturas contemporâneas
acordo de cooperação vai levar à atribuição de bolsas de investigação. a iniciativa deverá contribuir para compreender os fenómenos religiosos, de forma a promover o diálogo com as culturas contemporâneasCom o objetivo de realizar eventos culturais, artísticos e Círculo, assim como ações de formação, seminários e atividades na área de investigação, o Santuário de Fátima vai assinar um protocolo de cooperação com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL), na próxima quinta-feira, 1 de fevereiro, na sede da Universidade aberta, em Lisboa, pelas 12h00.

a iniciativa vai levar à criação do Gabinete de Estudos Fátima Global, que será inserido no CLEPUL, para o estudo científico do fenómeno de Fátima. além disso, o protocolo levará à atribuição conjunta de bolsas para contratar pesquisadores especializados que farão investigação e formação avançada neste domínio de estudos, informam os serviços de comunicação do local de culto da Cova da Iria.

Cada vez mais se torna relevante recolocar os temas ligados à religião e à espiritualidade no centro da investigação científica e da formação universitária para suprir lacunas graves de iliteracia cultural neste domínio e colmatar falhas de conhecimento crítico de uma dimensão densa e muitas vezes modelar da nossa herança cultural, artística, literária e filosófica, adianta o Santuário de Fátima. O CLEPUL consiste numa unidade de investigação pública ligada à Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pertencente à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que se encontra instalada na Universidade aberta.