Vila Real é a primeira região a assumir o compromisso de plantar um milhão de árvores no seu território, ao longo dos próximos cinco anosVila Real é a primeira região a assumir o compromisso de plantar um milhão de árvores no seu território, ao longo dos próximos cinco anosO projeto “Um milhão de árvores para salvar o clima” é lançado na tarde desta sexta-feira, 26 de janeiro, em Campeã, Vila Real, através da plantação de algumas árvores pelos estudantes de estabelecimentos de ensino locais, assim como pelas entidades participantes, e por Miguel Freitas, Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural.
O novo projeto é coordenado pelos responsáveis da associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus), e conta com a colaboração dos municípios, freguesias e baldios dos respetivos concelhos. O primeiro município a aderir à iniciativa é o de Vila Real, assumindo o ambicioso objetivo de plantar no seu território, ao longo dos próximos cinco anos, um milhão de árvores.
Com esta iniciativa, a Quercus e outras entidades envolvidas pretendem continuar a contribuir para um correto ordenamento florestal do território nacional, numa tentativa de melhorar a gestão e diminuir o risco de incêndio, através da implementação de mosaicos de floresta autóctone e da manutenção de faixas de espécies ripícolas ao longo das linhas de água, explicam os responsáveis pela associação ambientalista, em comunicado.
através do projeto pretende-se reflorestar cerca de 1. 000 hectares de áreas públicas, privadas ou comunitárias por concelho com 1. 000. 000 árvores de árvores de espécies autóctones. a iniciativa deverá contribuir para a conservação dos solos, melhoria da qualidade da água e do ar, assim como para o enriquecimento da biodiversidade de cada região.
Entre as espécies a plantar estão o carvalho-negral, carvalho-alvarinho, carvalho-cerquinho, pinheiro-bravo, pinheiro-silvestre, pinheiro-manso, zimbro, castanheiro, sobreiro, azinheira, cerejeira, nogueira, bordo, amieiro, lodão-bastardo, azevinho, medronheiro, pilriteiro, freixo, loureiro, folhado, macieira-brava, pereira-brava, salgueiro, mostajeiro, vidoeiro, azereiro, teixo, zelha, tramazeira e sabugueiro.