Campanha de sensibilização apresentada pela aPaV sobre a violência baseada no género, vai ser difundida entre a população cabo-verdianaCampanha de sensibilização apresentada pela aPaV sobre a violência baseada no género, vai ser difundida entre a população cabo-verdianaTrês mulheres com sinais evidentes de violência física surgem em igual número de cartazes, para sensibilizar a população para a violência baseada no género. Os cartazes resultam de uma iniciativa lançada por uma associação portuguesa, e serão espalhados por Cabo Verde.
Muitas mulheres cabo-verdianas arranjam desculpas para encobrir o seu parceiro abusivo. O abuso não é normal, nem tolerável, e priva-a do direito de sentir-se amada, segura e respeitada, lê-se nos cartazes, onde surgem em destaque frases como – Caí das escadas, Tropecei no armário ou Fui contra a porta.
Os promotores da campanha oferecem ajuda às mulheres que se encontram nestas circunstâncias: Nós podemos ajudá-la já. antes que seja obrigada a inventar outra desculpa. Para que as vítimas possam denunciar os abusos, surgem nos cartazes números de telefone a utilizar, de forma gratuita.
a campanha resulta de uma iniciativa da associação Portuguesa de apoio à Vítima (aPaV), no âmbito do projeto Capacitar e sensibilizar para a violência baseada no género, que conta com o apoio da Embaixada da austrália e da Direção-Geral da Saúde. a ação será implementada com o apoio da associação Cabo-Verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género.