Docentes de EMRC de todo o país, vão encontrar-se em vários pontos de Portugal, para refletirem sobre a sua missão e compreender melhor as fases da infância e adolescência, que os seus alunos atravessamDocentes de EMRC de todo o país, vão encontrar-se em vários pontos de Portugal, para refletirem sobre a sua missão e compreender melhor as fases da infância e adolescência, que os seus alunos atravessamOs professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) vão deslocar-se por oito pontos do país, entre os próximos meses de janeiro e março, para participarem em formações que vão decorrer sob o tema Fidelidade à pessoa, alegria na missão: um olhar sobre o primeiro ciclo do Ensino Básico e sobre o Ensino Secundário.
Queremos com estas formações inter-diocesanas, refletir sobre a missão do docente de EMRC e fornecer perspetivas educativas para melhor compreender a infância e a adolescência nas suas dimensões simbólica, moral e religiosa, explicou Fernando Moita, coordenador nacional da disciplina de EMRC, no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).
Os encontros serão uma ocasião para a partilha de experiências pedagógicas significantes, e visam favorecer o trabalho cooperativo, adianta o responsável, em declarações aos serviços de comunicação da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (Educris). a primeira formação terá lugar na Casa Diocesana de Vilar, no Porto, no próximo dia 13 de janeiro, e deverá iniciar pelas 09h00.
Durante este dia, os participantes vão poder escutar dois professores da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e uma socióloga, que vão dinamizar palestras com temas como Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância e O “jovem” perante o facto religioso. além destes assuntos, será apresentado o Projeto de autonomia e flexibilização curricular. a iniciativa é organizada pelos responsáveis do SNEC, em parceria com os secretariados diocesanos portugueses e a UCP.