a iniciativa será uma ocasião para refletir sobre as oportunidades educativas a dar «a quem é excluído da escola», e também para analisar o papel desempenhado pelas IPSS da Igreja Católica a iniciativa será uma ocasião para refletir sobre as oportunidades educativas a dar «a quem é excluído da escola», e também para analisar o papel desempenhado pelas IPSS da Igreja Católicaas metamorfoses da caridade: a ação social e a Igreja do Porto é um assunto que vai orientar uma nova edição das Jornadas de Teologia. a iniciativa vai realizar-se de 29 de janeiro a 1 fevereiro, entre as 10h00 e as 16h30, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) do Porto.
O encontro será uma ocasião para abordar de um modo abrangente o vasto tema da caridade, nomeadamente no que se refere à ação social, tendo em conta também o contexto português e portucalense, no passado e no presente, sendo uma resposta ao desafio lançado por antónio Francisco dos Santos [bispo do Porto] a esta faculdade para que se refletisse sobre esta área temática, lê-se num comunicado da organização.
Entre os vários conferencistas que vão orientar os trabalhos encontram-se Julio Martínez Martínez, sacerdote jesuíta especialista em Moral Social e atual reitor da Universidade Pontifícia Comillas, em Madrid (Espanha), e Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade.
No decorrer das jornadas serão abordados temas como a caridade e os direitos sociais, O lugar da Igreja num tempo de assistencialismo do Estado, O anúncio do Evangelho e a solicitude para com o próximo, a ação das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Igreja: entre a caridade e a justiça, e arco maior: dar oportunidades educativas a quem é excluído da escola. a iniciativa realiza-se em parceria com a diocese do Porto.