O Instituto Nacional de Estatística de Portugal e o Escritório das Nações Unidas já estiveram reunidos. O objetivo da cooperação passa pela disponibilização de dados estatísticos que contribuam para delinear uma Política de desenvolvimento sustentávelO Instituto Nacional de Estatística de Portugal e o Escritório das Nações Unidas já estiveram reunidos. O objetivo da cooperação passa pela disponibilização de dados estatísticos que contribuam para delinear uma Política de desenvolvimento sustentávelPortugal e os Países africanos de Língua Oficial Portuguesa (PaLOP) estão a trabalhar em parceria para a disponibilização de dados estatísticos do bloco lusófono que facilitem a implementação da agenda 2030, de desenvolvimento sustentável.
Houve uma reunião entre o Instituto Nacional de Estatística de Portugal e o Escritório da ONU para dar a conhecer aos outros países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a nossa experiência, para que no início deste esforço de aplicação da agenda 2030 e das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tenhamos a certeza de que partimos de bases muito sólidas, explicou Francisco Duarte Lopes, embaixador português junto da ONU, em declarações aos serviços de comunicação da organização.
De acordo com o responsável, a partilha de informação sobre os dados estatísticos entre os países lusófonos vai permitir perceber quais os progressos que cada um dos países já fez, assim como aquilo que falta fazer a cada Estado, para que se atinjam todos os objetivos da agenda 2030.