Minas e explosivos em território ucraniano causaram a morte de uma criança «por semana, entre janeiro e novembro» deste anoMinas e explosivos em território ucraniano causaram a morte de uma criança «por semana, entre janeiro e novembro» deste anoExplosivos e minas terrestres instalados na zona leste da Ucrânia colocam em risco a vida de cerca de 220 mil crianças. É inaceitável que áreas onde as crianças costumavam brincar estejam repletas de explosivos mortais, lamenta Giovanna Barberis, diretora das operações do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na Ucrânia.
a responsável frisa que deve começar a desminagem imediatamente, e sublinha que todas as partes no conflito devem acabar com o uso dessas armas, que já contaminaram comunidades e colocam as crianças em risco constante de ferimentos e até de morte. a região mais permeável ao problema compreende uma faixa de cerca de 500 quilómetros.
De acordo com a agência das Nações Unidas dedicada às crianças, nessa área, registou-se a morte de uma criança por semana, entre janeiro e novembro de 2017. Segundo responsáveis da UNICEF, citados pelos serviços de comunicação da Fundação ajuda à Igreja que Sofre, nessa linha de contacto, a situação é particularmente sensível para as populações civis. Cerca de 10 mil pessoas morreram devido ao conflito que opõe o governo da Ucrânia a forças separatistas pró-russas.