Ministro do governo helénico denuncia a atitude hipócrita da Europa em relação aos menores refugiados que vivem na GréciaMinistro do governo helénico denuncia a atitude hipócrita da Europa em relação aos menores refugiados que vivem na GréciaOs países europeus recusam acolher muitos menores não acompanhados que estão a viver em campos de acolhimento em Moria, na ilha grega de Lesbos, denuncia Yannis Mouzalas, ministro grego para a imigração. Em Moria, temos problemas com os refugiados menores não acompanhados. Pedimos à Europa que acolhesse alguns, mas não aconteceu, disse o responsável, em declarações à agência de notícias grega ana.
É preciso que a Europa acabe com a sua hipocrisia (… ). É fácil desempenhar o papel do acusador (… ). O que é difícil é lidar com refugiados e migrantes sem entrar em conflito com os interesses das sociedades locais e é o que temos feito, explicou o ministro, citado pela agência Lusa.
Segundo Yannis Mouzalas, vão ser instalados novos contentores brevemente, para acolher os refugiados que estão em tendas. Entre os cinco campos de refugiados existentes nas ilhas gregas no mar Egeu, o de Moria é o que está mais sobrelotado – com uma capacidade para 2. 300 pessoas, o campo abriga mais de 5. 000. O alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) classificou a situação do campo de Moria como preocupante.