Os participantes devem apresentar-se em arrentela com um «coração aberto à diferença, ao despojamento e à liberdade»Os participantes devem apresentar-se em arrentela com um «coração aberto à diferença, ao despojamento e à liberdade» a iniciativa Escolher nascer vai reunir de 29 de dezembro a 1 de janeiro participantes com idades compreendidas entre os 17 e os 35 anos, dispostos a dedicarem-se aos mais desprotegidos. as atividades terão lugar na Casa das Irmãs Doroteias, na arrentela, Seixal.
O evento é organizado pelos responsáveis do movimento Juventude Doroteia, que afirmam que é necessário um coração aberto à diferença, ao despojamento e à liberdade para aderir à iniciativa. Vem encontrar-te com Jesus nos pobres, vem abraçar Jesus nos pobres, vem deixar-te olhar por Jesus nos olhos dos pobres, vem romper o círculo da solidão, apela a organização.
Os promotores da iniciativa recorrem às palavras do Papa Francisco para enquadrarem os participantes na temática do encontro. Somos chamados a estender a mão aos pobres, a encontrá-los, fixá-los nos olhos, abraçá-los, para lhes fazer sentir o calor do amor que rompe o círculo da solidão. aproximemo-nos deles: será um momento propício para encontrar o Deus que buscamos.