O encontro vai assinalar o 100. º aniversário do nascimento de Mandela, ativista sul-africano com uma vida «marcada pelo compromisso altruí­sta»
O encontro vai assinalar o 100. º aniversário do nascimento de Mandela, ativista sul-africano com uma vida «marcada pelo compromisso altruí­sta»Os membros da Organização das Nações Unidas (ONU) vão realizar no próximo ano uma cimeira global sobre a paz, sob o tema Cimeira de paz Nelson Mandela. a iniciativa será uma ocasião para assinalar o 100. º aniversário do nascimento do histórico líder sul-africano,e vai realizar-se dia 17 de setembro, naassembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque (Estados Unidos da américa). ama akyaa Pobee, embaixadora do Gana na ONU, destaca do legado deixado pelo antigo presidente da África do Sul. a vida de Nelson Mandela foi marcada pelo compromisso altruísta e de profundo sentido de dever para com a África do Sul, África e a humanidade como um todo. Mandela tirou a África do Sul de um insidioso sistema de apartheid e fortaleceu a unidade nacional para evitar uma guerra civil, realçou a diplomata, citada pelos serviços de comunicação das Nações Unidas.

Em 2009, os membros da assembleia Geral das Nações Unidas constituíram o dia 18 de julho, data de nascimento do ex-presidente sul-africano, como o “Dia Internacional de Nelson Mandela”, como forma de reconhecimento pela sua contribuição para a democracia internacional e para a promoção da cultura da paz em todo o mundo.