Tempestade que atingiu as Filipinas antes do Natal provocou centenas de mortos e deixou milhares sem casa. as organizações humanitárias estão no terreno para socorrer as vítimas e distribuir bensTempestade que atingiu as Filipinas antes do Natal provocou centenas de mortos e deixou milhares sem casa. as organizações humanitárias estão no terreno para socorrer as vítimas e distribuir bensagentes humanitários trabalham contra o tempo no sul das Filipinas, numa tentativa de ajudar as vítimas do tufão Tembin, também conhecido como Vinta, que afetou a região de Marawi, enquanto muitos se preparavam para comemorar o Natal. Entre as equipas no terreno, estão os profissionais do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Pelo menos 200 pessoas morreram e mais de 100 estão desaparecidas, sendo que a quantidade de vítimas poderá aumentar, uma vez que os trabalhos de resgate estão a decorrer. Há registo de cheias e deslizamentos de terra em várias cidades. Quase 270 mil pessoas foram afetadas. Cerca 160 mil estão desalojadas, segundo dados do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de assuntos Humanitários (OCHa).
Entretanto, tendas para abrigar as vítimas e tanques de água para uso comunitário, entre outros bens, estão já acondicionados para serem distribuídos no local. Os responsáveis pela UNICEF realçam que neste momento, a prioridade é proteger os menores, uma vez que estes apresentam um maior risco de desenvolver doenças, devido ao contacto com água contaminada e falta de alimentação.