«Muitos espanhóis» e outros turistas de «muitas outras partes do mundo» rumam por esta altura a Monsaraz, para contemplar um presépio em tamanho real, constituído por dezenas de figuras«Muitos espanhóis» e outros turistas de «muitas outras partes do mundo» rumam por esta altura a Monsaraz, para contemplar um presépio em tamanho real, constituído por dezenas de figurasQuarenta e seis figuras em tamanho real, associadas ao nascimento de Jesus, estão a atrair portugueses de vários pontos do país à vila medieval de Monsaraz, mas também turistas oriundos de Espanha e de outras partes do mundo. as figuras expostas foram criadas por Teresa Martins, escultora, em ferro e rede, cobertas com panos permeabilizados de cores cruas e pintadas em tons pastel, lilases e rosa-velho.
É uma instalação artística feita em Monsaraz, há quase duas décadas, e que se confunde com todos os visitantes que passam pela nossa vila histórica recentemente eleita Maravilha de Portugal, que é um bonito recanto de Portugal, realça José Calixto, presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz.
Pelas ruas, os visitantes podem cruzar-se com figuras como o pastor, os guardas do castelo, os Reis Magos, o almocreve, o oleiro, a lavadeira ou a fiadeira, que “caminham” com o mesmo destino: o presépio, onde estão as figuras de Maria, José e Jesus. a iniciativa maravilha os turistas e muitos regressam anualmente. São milhares de pessoas que vêm até nós nesta época do ano, destaca José Calixto, acrescentado que nesta altura o crescimento já é de 20 por cento face ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com o autarca,um grande número dos turistas são provenientes de Espanha, movidos pelacuriosidade de um presépio em tamanho real. É uma instalação de Natal diferente, que recebe muitos espanhóis, embora ultimamente registemos turistas de muitas outras partes do mundo, destacou o responsável, citado pela Rádio Renascença.