Os momentos de formação vão aprofundar interrogações e o sentido do sofrimento e do sacrifí­cio. Um dos encontros é especialmente dirigido a pessoas com mais de 65 anos, a viver a aposentação
Os momentos de formação vão aprofundar interrogações e o sentido do sofrimento e do sacrifí­cio. Um dos encontros é especialmente dirigido a pessoas com mais de 65 anos, a viver a aposentação a “Escola do santuário” vai iniciar no próximo ano e consiste num novo projeto de espiritualidade e formação, dinamizado pelos responsáveis pelo Santuário de Fátima, que terá lugar na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo. a iniciativa é aberta à participação do público em geral, e propõe vários itinerários formativos alicerçados na ideia de que Fátima é um lugar de experiência de Deus, onde cada peregrino é convidado a experimentar essa presença, explicam os serviços de comunicação do local de culto.

além dos momentos oração e de sessões orientadas em sala, os encontros contemplam deslocações a diversos espaços do santuário, a aljustrel e aos Valinhos. Nesta primeira edição, o santuário propõe a realização de quatros itinerários, a realizar nos meses de janeiro, março, abril e maio. Propõe ainda os “Encontros de espiritualidade para aposentados”, em março.

assim de 27 a 28 de janeiro, os participantes serão convidados a aprofundar as interrogações deixadas pelo Papa [Francisco] na Capelinha das aparições. De 17 a 18 de março, os fiéis vão poder “mergulhar” num itinerário de aprofundamento das dimensões trinitária e eucarística da Mensagem de Fátima. Dias 21 e 22 de abril será aprofundando, (), o sentido do sofrimento e do sacrifício na espiritualidade da Mensagem de Fátima. De 21 a 27 de maio, os cristãos serão levados a refletir sobre o sentido do rosário como prática de oração mariana cristocêntrica e a sua importância na Mensagem de Fátima.

Por fim, os “Encontros de espiritualidade para aposentados”, dirigidos a pessoas com mais de 65 anos de idade, a viver a aposentação, vão realizar-se em março – de 5 a 8, de 12 a 15 e de 19 a 22. Os encontros proporcionarão uma descoberta da Mensagem como fonte de espiritualidade para viver de forma gratificante e fecunda a aposentação.

a equipa da “Escola do santuário” será constituída por José Nuno Silva, capelão responsável pela pastoral da Mensagem de Fátima, ângela Coelho, religiosa e ex-postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto, Nanci Leite, da congregação Filhas do Coração de Maria, Pedro Valinho Gomes, teólogo, e andré Pereira, assessor da reitoria do Santuário de Fátima.

as inscrições para os encontros são gratuitas, obrigatórias e sujeitas a confirmação, devendo ser efetuadas durante o mês que antecede cada encontro, através de um formulário próprio disponibilizado pelo Santuário de Fátima. Cada encontro decorrerá com um número máximo de 40 participantes.