O novo ano pastoral no Santuário de Fátima dá continuidade à afirmação daquele templo mariano como um espaço de cultura. Para 2018, estão agendadas conferências, recitais de música, concertos, um curso e a continuação de visitas a uma exposiçãoO novo ano pastoral no Santuário de Fátima dá continuidade à afirmação daquele templo mariano como um espaço de cultura. Para 2018, estão agendadas conferências, recitais de música, concertos, um curso e a continuação de visitas a uma exposiçãoPalestras e recitais de música vão preencher cinco tardes de domingo na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, ao longo do próximo ano, no âmbito da iniciativa Encontro na Basílica. as sessões terão início às 15h30, conforme indicam os serviços de comunicação do local de culto.
O primeiro encontro vai realizar-se dia 14 de janeiro: Joaquim Ganhão, sacerdote da diocese de Santarém e antigo coordenador do programa litúrgico da peregrinação do Papa Francisco à Cova da Iria, vai conduzir a conferência Memória e gratidão: atitudes crentes. Seguir-se-á o recital do “Cantus Novus Ensemble”, sob a direção de antónio Lourenço de Menezes.
a segunda sessão está agendada para o dia 11 de março. Caberá a João Paulo Quelhas, capelão do Santuário de Fátima, ministrar a palestra intitulada O reconhecimento eclesial das aparições de Fátima. O encontro encerra com um recital de música, interpretado por Eva Braga Simões com Hugo Sanchez e Carmina Repas GonçAlves.
O terceiro Encontro na Basílica terá lugar a 3 de junho, e decorrerá sob o tema Graça e misericórdia: as aparições de Pontevedra e Tuy, por andré Pereira. O momento musical será protagonizado pelos elementos do Grupo Coral Sol Nascente, sob a direção de Vianey da Cruz.
Para o dia 9 de setembro está marcada a quarta sessão, que será dinamizada por Eduardo Caseiro, sob a temática a mensagem dos Papas em Fátima. O encontro será concluído pelo organista João Santos, que propiciará aos peregrinos um momento de fruição musical.
a última sessão decorre a 11 de novembro. antes da atuação dos membros do Coro Polifónico Eborae Musica, sob a direção de Eduardo Martins, os fiéis poderão assistir à conferência a imagem peregrina e o seu papel no anúncio da mensagem, que será guiada por Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima.
No primeiro domingo da Quaresma, 18 de fevereiro, vai realizar-se o quarto “Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima” com o Coro Ricercare, com direção de Pedro Teixeira. O “Concerto de Páscoa” está previsto para o dia 8 de abril. ambas as sessões vão decorrer no mesmo local e à mesma hora da iniciativa Encontro na Basílica.
Em 2018, o primeiro curso de aprofundamento da espiritualidade da Mensagem de Fátima está agendado para o dia 21 de abril. No novo ano pastoral mantêm-se também as visitas à exposição as cores do sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo, patente no Convivium de Santo agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, até 31 de outubro de 2018.