as celebrações realizam-se habitualmente ao fim da madrugada e aliam a componente espiritual ao convívio e socialização no adro da igreja
as celebrações realizam-se habitualmente ao fim da madrugada e aliam a componente espiritual ao convívio e socialização no adro da igrejaOs cristãos madeirenses iniciam entre esta sexta-feira, 15 de dezembro, e sábado, 16, as tradicionais “Missas do parto”, uma novena de preparação para o Natal. Estas Eucaristias terão lugar ao final da madrugada, para louvor a Nossa Senhora, e acrescentam à dimensão espiritual o convívio no adro da igreja, que contempla as iguarias típicas da quadra natalícia, sendo também uma oportunidade para conversar sobre a preparação da “festa”, a forma como a comemoração do Natal é referida no arquipélago.

aqui, quando nós falamos da “festa”, não falamos apenas na noite do dia 24 para o dia 25 de dezembro, a “festa” aqui começa muito cedo: começa com as luzes, com a preparação das casas, com a feitura dos licores, das broas, do bolo de mel, explica Graça Alves, escritora madeirense, citada pela agência Ecclesia. Todo este juntar de esforços, penso, é a grande preparação do Natal, acrescenta Graça Alves. as designadas “Missas do parto” são uma tradição do arquipélago da Madeira, e constituem um momento para entoar versos populares, em honra de Maria e do Menino Jesus, alguns dos quais remontam aos primeiros povoadores do arquipélago.