O objetivo é apresentar aos visitantes uma iniciativa natalí­cia «distante do consumismo dos grandes espaços comerciais». a decoração é feita manualmente com recursos naturais
O objetivo é apresentar aos visitantes uma iniciativa natalí­cia «distante do consumismo dos grandes espaços comerciais». a decoração é feita manualmente com recursos naturaisOs habitantes da pequena aldeia de Cabeça, no concelho de Seia, vão transformar a sua localidade numa aldeia Natal, pelo quinto ano consecutivo, entre os próximos dias 16 de dezembro e 1 de janeiro. Designada como Cabeça aldeia Natal, a iniciativa é inspirada nos valores do Natal onde se vivencia, de forma simples e genuína, a magia desta época festiva, tornando, simultaneamente, esta “aldeia de Natal” na mais genuína e sustentável de Portugal.
Do programa fazem parte dinâmicas como a missa do galo, a fogueira de Natal, oficinas de pão no forno comunitário, músicas de Natal, caminhadas interpretativas pela paisagem cultural dos socalcos da aldeia, uma ação de reflorestação e um trail inspirado no conceito criativo da decoração da “aldeia Natal”, feita pelos moradores com recurso aos elementos naturais da montanha, resultado de limpezas e desbastes florestais no Parque Natural da Serra da Estrela, e à lã das ovelhas bordaleiras da Serra da Estrela.
Neste conceito, assumidamente distante do consumismo dos grandes espaços comerciais e dos grandes eventos de recriação natalícia, onde não há lugar para o Pai Natal, encontramos uma aldeia autêntica em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas numa verdadeira “aldeia de Natal”, mas sem Pai Natal, explicam os organizadores num comunicado citado pela agência Lusa.
a iniciativa resulta de uma parceria entre o Conselho Diretivo dos Baldios da Cabeça, a associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das aldeias de Montanha (aDIRaM) e a Câmara Municipal de Seia. a ação integra o Plano de animação da EEC PROVERE iNature, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.