a perspetiva do imigrante no processo de integração no concelho de Cascais é retratada num novo filme, que já tem data de estreia marcada a perspetiva do imigrante no processo de integração no concelho de Cascais é retratada num novo filme, que já tem data de estreia marcadaO documentário participativo Ser imigrante em Cascais tem estreia marcada para o próximo sábado, 16 de dezembro. a exibição terá lugar na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e vai passar entre as 16h00 e as 18h00.
ao longo da película são apresentadas histórias de motivações, descobertas, afetos e vínculos, que retratam a realidade da imigração de uma forma mais aproximada, reunindo as narrativas autobiográficas de nove imigrantes brasileiros/as no seu processo de integração no concelho de Cascais.
De acordo com os responsáveis pelo projeto, a curta-metragem foi elaborada através de uma metodologia partilhada num espaço de reflexão sobre o que é o processo de integração. a iniciativa constitui uma forma de promover a integração dos nacionais de países terceiros através da cultura com um envolvimento mais atuante e consciente por parte dos/das imigrantes.
O filme foi promovido pela Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Casa do Brasil de Lisboa, com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Cascais e FaMI-Fundo para o asilo, a Migração e a Integração. a iniciativa surge integrada na medida 41 do Plano Municipal para a Integração de Imigrantes de Cascais 2015-2017.