Brinquedos estragados oferecidos pela comunidade académica e população de aveiro estão a ser arranjados para oferecer a crianças que residam em zonas atingidas pelos fogos florestais
Brinquedos estragados oferecidos pela comunidade académica e população de aveiro estão a ser arranjados para oferecer a crianças que residam em zonas atingidas pelos fogos florestaisEstudantes que frequentam a Universidade de aveiro (Ua) angariaram brinquedos danificados, para os reparar e entregar a instituições e famílias de algumas das regiões mais devastas pelos fogos este ano, nomeadamente os distritos de aveiro, Guarda e Viseu. Os brinquedos deverão ser entregues dia 21 de dezembro. Caberá à U a facultar carrinhas para que os estudantes distribuam o resultado do seu trabalho.
Esta iniciativa já vem do ano passado. Queríamos proporcionar um Natal melhor às crianças desfavorecidas, principalmente de instituições de caridade e surgiu-nos esta ideia (… ). Este ano já angariamos o dobro do ano passado, realçou Fábio Correia, um dos responsáveis pela iniciativa, em declarações à agência Lusa.
as entidades e pessoas a beneficiar já estão identificadas. Temos algumas instituições a quem entregar, por exemplo a Cáritas. Já temos alguns contactos de presidentes de juntas de freguesia de Viseu, que já nos deram uma lista de famílias afetadas pelos incêndios, que ficaram com as casas destruídas, e também com uma casa da Guarda que acolhe mães e crianças que também precisam de brinquedos, e vamos lá entregar, acrescentou o aluno.

Com o nome Fábrica do Pai Natal, a iniciativa faz parte do projeto ShareToy, que vai na sua segunda edição, sendo uma colaboração entre alunos do Instituto de Engenheiros, Eletricistas e Eletrónicos (IEEE) e do Núcleo de Robótica Diversificada do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da instituição de ensino superior, mas à qual todos os alunos da faculdade se podem associar.