O «Observatório Mundial de Demências» deverá apontar diretivas para a prevenção e tratamento deste problema de saúde
O «Observatório Mundial de Demências» deverá apontar diretivas para a prevenção e tratamento deste problema de saúdeOs responsáveis pela Organização Mundial de Saúde (OMS) lançaram esta quinta-feira, 7 de dezembro, o Observatório Mundial de Demências, uma plataforma online que deverá reunir toda a informação e conseguir mais dados sobre este problema de saúde, assim como monitorizar o desenvolvimento e fornecimento de serviços para pessoas com esta doença e para os seus cuidadores.
além disso, a nova plataforma será uma forma de monitorizar a existência de políticas e planos nacionais, medidas de redução de riscos e infraestruturas que prestem cuidados e tratamentos. Este é o primeiro sistema de monitorização mundial de demências com dados completos, explicou Tarun Dua, do departamento de Saúde Mental e Dependências da OMS, na sessão de apresentação do projeto.
O sistema não só vai permitir perceber os progressos conseguidos, mas também identificar as áreas onde são precisos mais esforços, acrescentou o responsável, citado pela agência Lusa. O novo portal vai ainda facultar um banco de dados onde as autoridades de saúde e sociais, médicos, investigadores e organizações da sociedade civil poderão encontrar os perfis dos países no que concerne às demências, relatórios internacionais, e guias das políticas e diretivas para prevenção e tratamento de demências.