Figuras em exposição apresentam diferentes técnicas de conceção e materiais, como o barro e as rendas de bilros
Figuras em exposição apresentam diferentes técnicas de conceção e materiais, como o barro e as rendas de bilrosDuzentos e sete presépios artesanais do norte de Portugal, do colecionador Fernando Canha da Silva, podem ser observados a partir desta quinta-feira, 7 de dezembro, em Évora, na Igreja de São Francisco, uma das mais visitadas pelos turistas, por acolher a famosa Capela dos Ossos.
através desta mostra, os responsáveis pelo templo pretendem criar um espaço que convide a aprofundar o conhecimento do artesanato do norte de Portugal na sua expressão de intensa religiosidade, usufruindo, ao mesmo tempo, desta arte tão variada e bela.
Entre os presépios expostos estão trabalhos em barro, cestaria, tecelagem manual, latoaria e as rendas [de bilros] e os bordados, assim como a produção oriunda de Barcelos, com um figurado que afirma no barro vermelho a sua devoção.
Com o nome Presépios do Norte de Portugal, a mostra vai estar patente ao público até final de outubro de 2018. além da coleção de presépios, a Igreja de São Francisco, a Capela dos Ossos, e o núcleo museológico do local de culto podem ser visitados diariamente, entre as 09h00 e as 17h00.