Chega ao fim a publicação «Fátima XXI». através de oito edições, vários peritos apresentaram reflexões «sobre o modo como Fátima reflete e refletiu ao longo destes 100 anos»
Chega ao fim a publicação «Fátima XXI». através de oito edições, vários peritos apresentaram reflexões «sobre o modo como Fátima reflete e refletiu ao longo destes 100 anos»O oitavo e último número da publicaçãoFátima XXI, a revista cultural do Santuário de Fátima criada no âmbito das comemorações do Centenário das aparições, será apresentada este sábado, 2 de dezembro, por ocasião da abertura no novo ano pastoral.
a nova publicação irá viver ainda da memória da visita Papal [a Fátima], que é de tal maneira forte que o tema não se esgotou na”Fátima XXI”que saiu em junho, referiu Marco Daniel Duarte, diretor-adjunto da revista, em declarações aos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.
ainda no âmbito dos acontecimentos deste ano, o ápice desta revista é dedicado à canonização dos santos Francisco e Jacinta Marto, porque achamos importante este ponto de viragem na história, realçou o responsável.
De acordo com Marco Daniel Duarte, a visita papal aparece ainda espelhada na entrevista de antónio [Marto, bispo de Leiria-Fátima], que quando é chamado a falar de Fátima, fala da experiência com o Papa não só aqui mas também posteriormente nas audiências em Roma. Este último número traz novidades a esse nível.
O oitavo número da revista coloca ainda uma abertura de horizontes, não só pelo milagre do sol, em que os protagonistas de Fátima deixam de ser três crianças e passam a ser os peregrinos que vêm a Fátima. a nova publicação e o seu caderno temático serão maiores dos oito números, totalizando 272 páginas.
ainda no último número desta revista são apresentadas 100 datas que marcaram os acontecimentos de um século e uma entrevista ao filósofo Eduardo Lourenço. O diretor-adjunto da publicação faz um balanço altamente positivo da iniciativa, uma vez esta ajudou a percecionar Fátima através das ferramentas da cultura, das diferentes áreas do saber, apesar de muitas vezes com um carácter mais académico.
Nestes oito números a revista passou por todas as temáticas importantes de Fátima, desde aquelas ligadas intrinsecamente à mensagem e teologia, como é o caso do Coração Imaculado de Maria ou Fátima enquanto realidade da comunicação de massas. Os especialistas foram chamados a refletir sobre o modo como Fátima reflete e refletiu ao longo destes 100 anos, explicou o profissional. a nova revista está disponível na livraria do Santuário de Fátima, Bertrand e Fnac.