a obra pode ser contemplada na Mata Nacional do Buçaco. a construção é baseada em «grandes mestres da pintura mundial» a obra pode ser contemplada na Mata Nacional do Buçaco. a construção é baseada em «grandes mestres da pintura mundial»O presépio patente junto ao Convento de Santa Cruz, na Mata Nacional do Buçaco, situada na vila do Luso, concelho da Mealhada, foi construído com recurso a madeira resultante de catástrofes naturais ocorridas naquela região: o ciclone Gong, em 2013, e a tempestade tropical Stephanie, em 2014.
O projeto natalício foi executado por colaboradores da Fundação Mata do Buçaco, promotora da iniciativa, entre os quais se incluem reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra, que trabalham na floresta, no âmbito de um protocolo estabelecido entre a fundação e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Uma serração portátil, habilidade e criatividade foram os “ingredientes” usados nesta receita natalícia, lê-se num comunicado da fundação.
a obra foi inspirada em grandes mestres da pintura mundial, como Fra angelico, Sandro Botticelli, John McKirdy Duncan, Nicola Pisano ou a portuguesa Paula Rego. O presépio é ainda forma de promover a visita a esta floresta pública, candidata a Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO).