Espaços simbólicos de variadas partes do mundo vão ganhar uma iluminação especial no «Dia Internacional Cidades Pela Vida – Cidades Contra a Pena de Morte». Em Portugal, mais de 20 cidades aderiram à iniciativa
Espaços simbólicos de variadas partes do mundo vão ganhar uma iluminação especial no «Dia Internacional Cidades Pela Vida – Cidades Contra a Pena de Morte». Em Portugal, mais de 20 cidades aderiram à iniciativa Mais de 25 pontos do território nacional vão ter um lugar significativo iluminado, esta quinta-feira, 30 de novembro. a cidade da Maia, no Porto, é apenas um desses exemplos, através da iluminação da Torre Lidador, a partir das 18h00. Esta iluminação é uma forma de celebrar o Dia Internacional Cidades Pela Vida – Cidades Contra a Pena de Morte.
Em todo o mundo, a efeméride será assinalada desta forma em 2153 cidades, mais 200, em relação ao ano passado. a iniciativa decorre anualmente nesta data, e é promovida pelos membros da Comunidade de Santo Egídio, que trabalham em prol de um mundo mais unido, em paz, onde todos têm um lugar e todos têm valor.
a iluminação de um espaço significativo nas cidades é uma forma de expressar a oposição à pena de morte, e afirmar que não há justiça sem vida, lê-se numa comunicação da organização. Perante o desafio do terrorismo ou de outras emergências sociais, () há a tentação de voltar para trás, invocando uma justiça que não é a favor da vida, na ilusão de que esta garanta uma segurança que, pelo contrário, encontra-se somente com a paz, demonstram os organizadores da ação. ainda há muito trabalho para conseguirmos um mundo sem pena de morte, mas cada luz que se acende, cada cidade que se declara pela vida, é uma luz de esperança por um mundo melhor, realçam os membros da Comunidade de Santo Egídio, fundada em Roma (Itália), após o Concílio Vaticano II.