Para um dos participantes, a arte é «uma forma de deitar cá para fora aquilo que sente, quando está menos bem». a iniciativa junta utentes e artistas profissionais e visa a luta contra o estigma da saúde mental
Para um dos participantes, a arte é «uma forma de deitar cá para fora aquilo que sente, quando está menos bem». a iniciativa junta utentes e artistas profissionais e visa a luta contra o estigma da saúde mentalCatorze pessoas, entre elas artistas, como Joana BC, Sandra Baía ou Susana anágua, e utentes da Casa de Saúde do Telhal, como alfredo Mineiro e Fernando azevedo, dedicaram-se à pintura e à escultura, passando também pela instalação, vídeo e fotografia, para dar forma à exposição “Dans le Rôle”.
a mostra é um meio para combater o estigma da saúde mental, e pode ser conhecida gratuitamente no Museu São João de Deus, em Lisboa, de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 17h00, até ao próximo dia 31 de janeiro de 2018.
Para a execução deste projeto, Fernando azevedo, um artista da caneta e do papel, foi desafiado a trabalhar chapas de bateria. Segundo Sandra Baía, que realizou este trabalho com Fernando, o projeto foi uma aventura.
Por sua vez, Pedro Coelho, artista utente da Casa de Saúde do Telhal, participa na exposição com um trabalho em vídeo. Para o autor citado pela agência Ecclesia, a arte é uma forma de deitar cá para fora aquilo que sente, quando está menos bem.
a exposição Dans le Rôle’ resultou de uma união de esforços entre a associação P28, com sede no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, e o projeto ExperimentaR. TE, da Casa de Saúde do Telhal.