Encontro Internacional de Organizações Sindicais será uma ocasião para colocar em destaque o trabalho humano e a dignidade da pessoa
Encontro Internacional de Organizações Sindicais será uma ocasião para colocar em destaque o trabalho humano e a dignidade da pessoaO Papa Francisco convoca os membros de organizações sindicais de todo o mundo e os responsáveis pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para uma conferência no Vaticano, onde deverão ser abordados os problemas e os desafios do trabalho. Denominado “Encontro Internacional de Organizações Sindicais”, este terá início na próxima quarta-feira, 22 de novembro, prolongando-se até ao dia seguinte.

a iniciativa vai apresentar o trabalho e o movimento dos trabalhadores como o centro do desenvolvimento humano integral, sustentável e solidário. O encontro vai procurar responder à questão: Porque é que o mundo do trabalho continua a ser a chave do desenvolvimento neste mundo global?.

a portuguesa Fátima almeida, co-presidenta do Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos (MMTC), será uma das participantes do encontro. O mesmo movimento estará representado por abraham Canales, diretor da revista cristã Noticias Obreras, de Espanha.

Em comunicado, a participante lusa refere que o encontro será uma ocasião para refletir e interpelar o modo de atuar dos sindicatos nestes novos tempos onde predominam baixos salários, precariedade e desemprego; a lutar pela diminuição do tempo de trabalho e pela criação de um salário social para quem não encontra o trabalho digno a que tem direito.