Está a subir a quantidade de pessoas que sofrem de subnutrição crónica na África Subsaariana, indica relatório da Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura
Está a subir a quantidade de pessoas que sofrem de subnutrição crónica na África Subsaariana, indica relatório da Organização das Nações Unidas para a alimentação e agriculturaas más condições climatéricas, os conflitos e uma economia global lenta estão a aumentar a insegurança alimentar no continente africano. O alerta surge num novo relatório da Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura (FaO), lançado em três cidades de diferentes pontos do mundo, com o objetivo de chamar a atenção para o aumento no número de pessoas que sofrem de subnutrição na África Subsaariana.

O documento foi apresentado em acra, no Gana, abidjan, na Costa do Marfim, e em Roma, Itália, na última quinta-feira, 16 de novembro. através do relatório, especialistas da agência das Nações Unidas defendem que existe uma necessidade urgente de criar meios que permitam às comunidades afetadas pelas alterações climáticas superarem os problemas que as atingem.

além disso, os peritos da FaO afirmam que são necessárias soluções pacíficas que possam ajudar a fortalecer a segurança alimentar. De acordo com o relatório, a maioria das pessoas que sofrem com insegurança alimentar vivem em países afetados por conflitos, situação que está em debate num simpósio em abidjan, que termina esta sexta-feira, 17 de novembro.

Segundo o relatório ” Panorama regional sobre segurança alimentar e nutrição “, citado pela Rádio ONU, o prevalecimento da subnutrição aumentou de 20,8 por cento para 22,7 por cento entre 2015 e 2016. a quantidade de pessoas a sofrer devido a este problema passou de 200 milhões para 224 milhões, o que representa 25 por cento da totalidade de cidadãos que passam fome no mundo.