Uma nova iniciativa promove condições para financiamento de projetos de apoio à população idosa em Portugal, com vista à melhoria da qualidade de vida dos mais velhosUma nova iniciativa promove condições para financiamento de projetos de apoio à população idosa em Portugal, com vista à melhoria da qualidade de vida dos mais velhosOs responsáveis pela organização sem fins lucrativos União das Misericórdias Portuguesas propõem-se a desenvolver condições para financiar projetos de recuperação ou reconstrução de equipamentos para a terceira idade, com o objetivo de contribuir para a qualidade de vida desta população. a iniciativa será desenvolvida com o apoio do Millennium bcp, Caixa Económica Montepio Geral e Crédito agrícola.
as quatro entidades envolvidas celebraram esta semana, na sede da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), em Lisboa, um protocolo de colaboração que tem vista a disponibilização de financiamento em condições especiais a entidades do setor solidário (Misericórdias, IPSS e Mutualidades). a cooperação da UMP com estas entidades acontece no âmbito do Projeto de Qualificação das Comunidades amigas das Pessoas Idosas (PQCaPI).
O protocolo tem em consideração o facto da população portuguesa estar a envelhecer. O envelhecimento da população é um problema nacional sério para o qual se tem que dar cada vez mais atenção. Face às tendências de envelhecimento, toda a sociedade tem que trabalhar para se criarem comunidades mais amigas e mais seguras para que a população idosa possa viver com maior qualidade, refere Manuel de Lemos, presidente da UMP, em comunicado.
as Misericórdias Portuguesas vão participar neste projeto enquanto plataforma agregadora de candidaturas. atualmente, e após a consulta de todas as Misericórdias e outras entidades do setor solidário, foram identificadas mais de 165 entidades interessadas para o desenvolvimento de projetos que representam um volume financeiro superior a 400 milhões de euros, informa a organização.