vídeos e outros anúncios publicitários no Brasil reivindicam medidas urgentes para colocar um fim ao racismo no país
vídeos e outros anúncios publicitários no Brasil reivindicam medidas urgentes para colocar um fim ao racismo no país a campanha Vidas negras é lançada esta terça-feira, 7 de novembro, no Brasil. a iniciativa foi desenvolvida com o objetivo de acabar com a violência exercida contra jovens negros, sensibilizar a sociedade para a importância de políticas de prevenção da discriminação racial, alertar para o facto do racismo restringir a cidadania de pessoas negras e promover o debate sobre a necessidade urgente de medidas que contribuam para a superação do problema.

a ação de sensibilização e alerta materializa-se sob a forma de vídeos e outros materiais de campanha, que focam várias dimensões da problemática, como a discriminação enquanto obstáculo à cidadania plena, o tratamento desigual de pessoas negras em espaços públicos, o vazio deixado pelos jovens assassinados nas suas famílias e comunidades e a escolha de suspeitos pela polícia, com base na cor da pele.

O lançamento da iniciativa terá lugar na Casa da ONU, em Brasília (DF), com a presença de Niky Fabiancic, coordenador residente das Nações Unidas, representantes do governo e da sociedade civil dedicados ao tema, e Érico Brá, ator dos vídeos da campanha, igualmente protagonizados por Taís araújo, Kenia Maria, Elisa Lucind, entre outros. a campanha é lançada pela Organização das Nações Unidas no Brasil e é uma forma de assinalar o Mês da Consciência Negra.

O Brasil é um dos 193 países comprometidos com a agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Um dos principais compromissos dessa nova agenda é não deixar ninguém para trás em relação às metas de desenvolvimento sustentável, incluindo jovens negros.com a campanha “Vidas negras”, a ONU convida brasileiras e brasileiros a promoverem ações que garantam o futuro de jovens negros, explica Niky Fabiancic, citado pelos serviços de comunicação das Nações Unidas.