Filme de Charles Chaplin vai inaugurar um evento recheado de cine-concertos nas igrejas algarvias. além dos espetáculos musicais, vão ser exibidos «filmes intemporais e essenciais», considerados uma «referência da história do cinema»Filme de Charles Chaplin vai inaugurar um evento recheado de cine-concertos nas igrejas algarvias. além dos espetáculos musicais, vão ser exibidos «filmes intemporais e essenciais», considerados uma «referência da história do cinema»O projeto “Video Lucem”, ou “Vejo a luz”, vai levar cine-concertos às igrejas do algarve, uma vez por mês, entre novembro e maio, sempre às 21h30, com entrada livre. a primeira exibição cinematográfica e espetáculo musical terão lugar na próxima quinta-feira, 9 de novembro, na Igreja de São Francisco, em Faro.
O evento será inaugurado com a exibição do filme O imigrante Charlot na rua da paz, de Charles Chaplin. Os restantes cine-concertos vão realizar-se na Igreja de São Clemente, em Loulé, na Igreja Matriz de Martim Longo, na Igreja de Santo antónio, em Tavira, na Igreja Matriz de Ferragudo e na Sé de Silves. a última sessão de cinema e concerto vão decorrer ao ar livre, em Vila Real de Santo antónio.
Em exibição vão estar filmes como a mãe, Os lobos, O vento, Rig up the Curtain, Sherlock Jr. ou Os faroleiros. Entre os variados artistas que vão atuar encontram-se Custódio Castelo, Nicholas Mcanair, Filipe Raposo, João Frade, Noiserv e Dead Combo.
O programa que delineámos assenta numa perspetiva cinematográfica da espiritualidade (ou será uma perspetiva espiritual do cinema?) e oferece um conjunto de obras de referência da história do cinema. Filmes intemporais e essenciais por si só, mas cujo enquadramento e a relação que instituem, quer entre si, quer com cada uma das igrejas que os acolhe, constituirão oportunidades únicas e irrepetíveis para todos os espectadores, destacam os organizadores do evento.