São esperadas centenas de pessoas para limpar a albufeira de Santa ígueda, em Castelo Branco
São esperadas centenas de pessoas para limpar a albufeira de Santa ígueda, em Castelo Branco a iniciativa Vamos limpar a albufeira de Santa Águeda/Marateca deverá mobilizar cerca de 200 pessoas em Castelo Branco, no próximo sábado, 4 de novembro, entre as 08h30 e as 13h00. O objetivo é fazer um esforço no sentido de melhorar o ambiente e de sensibilizar as pessoas para a necessidade de ter uma barragem limpa, demonstrou Luís Correia, presidente do município de Castelo Branco.

De acordo com Natália Escada, da Plataforma de Defesa da albufeira de Santa Águeda, a iniciativa é também uma forma de chamar a atenção da sociedade para o estado da albufeira, e de mostrar a importância da preservação do ambiente e da defesa da qualidade da água.

Por sua vez, Susana Fernandes, da agência Portuguesa do ambiente (aPa), acredita que a ação de limpeza terá um impacto imediato na albufeira e uma repercussão na qualidade da água. O lixo que os voluntários recolherem será depois colocado num local adequado para esse efeito.

a ação de limpeza é organizada pela Plataforma de Defesa da albufeira de Santa Águeda, em parceria com as Câmaras de Castelo Branco e do Fundão e da agência Portuguesa do ambiente (aPa). a iniciativa junta os esforços de quatro entidades e envolve juntas de freguesia e um conjunto de associações e escolas que vão ter uma participação voluntária na ação de limpeza, referiu Luís Correia, citado pela agência Lusa.