Uma procissão, uma Vigília noturna e uma Eucaristia presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, vão assinalar o feriado nacional
Uma procissão, uma Vigília noturna e uma Eucaristia presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, vão assinalar o feriado nacionalNa Noite de todos os santos, esta terça-feira, 31 de outubro, os cristãos são convidados a participar numa procissão pelas ruas da baixa lisboeta, que deverá começar pelas 21h30. O percurso terá início no Terreiro do Paço, prosseguindo depois rumo à Igreja de São Domingos, onde terá lugar um momento de oração que continua durante toda a noite, com uma vigília de adoração.

a iniciativa culmina no dia seguinte, 1 de novembro – Dia de Todos os Santos – com uma Eucaristia presidida por Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, a partir das 12h00, na Igreja de São Domingos. a procissão, vigília e Eucaristia são três momentos que constituem o programa a noite de todos os campos, organizado pelo segundo ano consecutivo pelos responsáveis da Rede de Campos de Férias Católicos (Rede CFC), para assinalar esta data.

a Igreja Católica festeja este dia para recordar os eleitos que se encontram na glória de Deus, canonizados ou não. Nesta dia, é tradição a saída às ruas das crianças portuguesas para pedir o Pão por Deus: após a recitação de versos porta a porta, os mais pequenos recebem pão, broas, bolos, romãs, frutos secos, dinheiro ou doces, que colocam dentro dos seus sacos de pano. Em algumas a regiões, a data é também conhecida como o “Dia do Bolinho”.