Perante o cenário de seca em Portugal e as consequências dos incêndios que têm deflagrado no país, Manuel Clemente convida a orar pela chuva
Perante o cenário de seca em Portugal e as consequências dos incêndios que têm deflagrado no país, Manuel Clemente convida a orar pela chuva a seca vivida em Portugal leva o cardeal-patriarca de Lisboa a propor aos sacerdotes do Patriarcado de Lisboa que recorram a uma oração pela chuva, quando a Liturgia diária o permita – Deus do universo, em quem vivemos, nos movemos e existimos, concedei-nos a chuva necessária, para que, ajudados pelos bens da terra, aspiremos com mais confiança aos bens do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo – sugere o prelado.

além disso, pode-se sempre juntar idêntica intenção na Oração Universal, acrescenta Manuel Clemente.com a oração insistente, mais coincidiremos com a vontade de Deus, que conta sempre com a nossa corresponsabilidade, alerta o cardeal português, através da sua mensagem, intitulada Proposta de oração pela chuva, divulgada esta segunda-feira, 30 de outubro.

Tendo em consideração a situação de seca em Portugal e a sua influência nos recentes incêndios no país que provocaram a morte a dezenas de pessoas e que deixaram tantas em dificuldades, Manuel Clemente recorda a necessidade urgente de ajudar todas as vítimas da catástrofe.

O nosso país tem sofrido este ano uma prolongada seca, que muito afeta o ambiente e as culturas. Os incêndios foram extremamente gravosos, com grande número de vítimas mortais e de feridos, além de muitos danos materiais e prejuízos económicos e sociais, que é urgente colmatar. Toda a solidariedade é devida a quem sofreu, toda a intervenção estatal e social é absolutamente prioritária, frisa Manuel Clemente.