a árvore vai ser oferecida por cidadãos polacos, o presépio partirá do sul de Itália rumo ao Vaticano, e os enfeites natalícios estão por conta de crianças doentes a árvore vai ser oferecida por cidadãos polacos, o presépio partirá do sul de Itália rumo ao Vaticano, e os enfeites natalícios estão por conta de crianças doentes a árvore de Natal da Praça de São Pedro, no Vaticano, vai ser iluminada no próximo dia 7 de dezembro, pelas 16h30 (menos uma hora em Lisboa), altura em que também será conhecido o tradicional presépio.
Caberá aos elementos do Corpo Florestal de Elk, na Polónia, cortar nessa região a árvore de Natal para oferecer ao Vaticano: um abeto vermelho de 28 metros de altura e com um diâmetro máximo de dez metros, que será transportado ao longo de 2 mil quilómetros, através do centro da Europa. O presépio vai ser oferecido pela abadia territorial de Montevergine (Itália). Dele farão parte 20 figuras, que vão ocupar um espaço de 80 metros quadrados, num quadro inspirado nas obras de misericórdia, informam os serviços de comunicação do Vaticano.
À semelhança do que aconteceu nos dois últimos anos, a árvore será enfeitada com esferas em barro, elaboradas por crianças com cancro, tratadas em hospitais de Itália. as esferas coloridas serão um símbolo dos sonhos das crianças doentes. a atividade de expressão plástica vai desenvolver-se no âmbito de um programa de terapia recreativa com cerâmica, que envolve também os encarregados de educação dos mais pequenos. a iniciativa é promovida pela Fundação Condessa Lene Thun Onlus.