Orador do X Congresso da aIC, Carlos Liz fala de «Comportamentos dos públicos de imprensa» e cita três estudos que ajudam a conhecer os públicos que leem a imprensa de inspiração cristã.
Orador do X Congresso da aIC, Carlos Liz fala de «Comportamentos dos públicos de imprensa» e cita três estudos que ajudam a conhecer os públicos que leem a imprensa de inspiração cristã. Damião Pereira, diretor do Diário do Minho, não está muito preocupado com a crise ou a morte anunciada da imprensa escrita. Diz acreditar na existência de um leitor hibrido, que siga as duas plataformas: as que usam as novas tecnologias [o digital] e os que nos leem à mesa do café [em papel]. Não vejo uma coisa como o fim da outra, desdramatiza.
Pereira, abria deste modo o segundo painel – a meio da ponte (análises sobre a Imprensa de Inspiração Cristã) – nesta sexta-feira, 27 de outubro, segundo dia do X Congresso da associação da Imprensa de Inspiração Cristã (aIC). O orador discorreu sobre o tema Compromisso entre o papel e o pixel.
É necessário gente nova, com novas mentalidades, com apetência para as novas tecnologias, sugeriu aos presentes, ao mesmo tempo que apelava ao profissionalismo nos Media da Igreja, considerando que se deve acabar com a ideia de que o jornalista é capaz de fazer tudo.
Já Carlos Liz, falando de Comportamentos dos públicos de imprensa, citou três estudos que ajudam a conhecer os públicos que leem a imprensa de inspiração cristã.
Para o sócio gerente IPSOS aPEME, conhecer os públicos é obrigatório. Estes estudos (de 2009, 2014 e 2017, disponíveis na internet) indicam que os consumidores desta imprensa são de classe media, com literacia, poder de compra e estudos.com media de idade de 60 anos; uma idade cheia de inquietações, socialmente muito competentes. além disso, prosseguiu, são mais homens que mulheres, e, na sua maioria, navegam na internet. Gostam de consumir noticias – não predicas nem homilias -, gostam de saber o que se passa, acrescentou o orador. São um publico adulto, amadurecido, interessado, acrescentou.
Carlos Liz provocou uma gargalhada nos presentes ao dizer que pelas características apresentadas, a imprensa de inspiração cristã tem o público mais sexy da imprensa portuguesa.
O mundo mudou e hoje, todo o consumidor é também é um consumidor editor. E um jornal perde oportunidades se não promover esses milhares de editores que tem à sua disposição, advertiu.
O X Congresso da aIC decorre no Convento dos Capuchos, em almada, e termina neste sábado com a sessão comemorativa dos 25 anos da associação de Imprensa de Inspiração Cristã.