Uma agência das Nações Unidos desenvolveu kits para tratar doenças crónicas em contexto de guerra ou de crises humanitárias
Uma agência das Nações Unidos desenvolveu kits para tratar doenças crónicas em contexto de guerra ou de crises humanitáriasas pessoas que se encontram doentes em países em situações de crise humanitária ou de conflito, como o Iémen, a Síria e o Iraque, onde muitos médicos não têm meios para lidar com estes pacientes, vão ser das primeiras a receber um novo kit destinado a tratar doenças crónicas nestes cenários.

O novo programa foi desenvolvido pelos responsáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS), que realçam que o Médio Oriente é uma das áreas pioneiras da iniciativa porque é onde mais prevalecem doenças crónicas no mundo. Estes responsáveis acreditam que a iniciativa vai assumir uma grande importância, uma vez que as pessoas que serão beneficiadas têm um papel importante na reconstrução das comunidades e na sua revitalização nas fases de emergência.

De acordo com Slim Slama, responsável pela área de doenças crónicas no Escritório Regional da OMS para a região do Mediterrâneo, o programa pretende ter impacto nos necessitados. Segundo o perito, a prioridade é lidar com as doenças mais comuns como as cardiovasculares e a diabetes, além de doenças respiratórias, mentais e neurológicas.