Coube a José Ornelas Carvalho, bispo da diocese de Setúbal, a conferência de abertura do X Congresso da associação de Imprensa Cristã (aIC), que decorre de 26 a 28 outubro no Convento dos Capuchos, no Concelho de almada
Coube a José Ornelas Carvalho, bispo da diocese de Setúbal, a conferência de abertura do X Congresso da associação de Imprensa Cristã (aIC), que decorre de 26 a 28 outubro no Convento dos Capuchos, no Concelho de almadaComeçou por citar o Livro do Génesis, o principio dos princípios, onde encontramos a expressão Deus disse, para referir que tudo começa com um ato de comunicação. Deus comunica e comunica-se para a humanidade e para o mundo. Tudo começa com o ato de dizer, um ato de comunicação que dá luz, aponta a uma finalidade, e transforma o caos em ordem, explica.
Esse Deus que faz da criação já um ato de comunicação, deixa marcas na história humana: a fé de milhões de pessoas em todo o mundo está ainda hoje, de um modo ou de outro, ligado à Palavra, à Bíblia, afirma. Seria difícil compreender as artes, a pintura, a música, sem a Bíblia, prossegue.
O prelado discorre sobre outros exemplos tirados da Bíblia para sublinhar a dimensão comunicadora de Deus. É o caso do inicio do Evangelho de João, quando diz: No princípio era o verbo. Não é estranho que o Evangelho de João coloque “o verbo” como princípio de tudo o que existe. Deus tinha um projeto, o projeto de um mundo novo, explica.
Sobre como a Igreja se deve relacionar com a comunicação, José Ornelas diz que ela não pode ter medo da comunicação, pois é nessa arena que se decide a cada dia a sorte de tantas pessoas. E citou como exemplo de comunicador interventivo o primeiro bispo da diocese de Setúbal Manuel Martins, recentemente falecido. O que ele tinha a dizer dizia-o na primeira pessoa, não o mandava dizer a ninguém.
Falando a partir do tema Comunicação: uma marca do cristianismo, o primeiro conferencista do Congresso da aIC defende que o cristão deve ter uma presença mais ativa na sociedade: Pior do que ficar chocado, é ficar indiferente, vincou. E fez um apelo a que a Igreja se faça plenamente presente e profissional no mundo das novas tecnologias e das redes sociais, porque, hoje, diz, o Verbo, fez-se digital. Se no principio, no primeiro livro da Bíblia Deus disse, hoje Ele continua a dizer. E se ao iniciar a sua reflexão citou o primeiro livro da Bíblia, o Génesis, para concluir, José Ornelas cita o apocalipse para sublinhar que a comunicação é um dizer sempre renovado: Eis que eu renovo todas as coisas.
Sob o tema a meio da ponte rumo ao futuro – Modelos editoriais e empresariais para a imprensa de inspiração cristã, o X Congresso insere-se no 25a aniversário da aIC, associação que congrega os sócios de dezenas de publicações de inspiração cristã.