Relatório de agência das Nações Unidas considera injusto e contraproducente culpar os professores pelos insucessos dos sistemas educativos. E pede mais transparência aos governos para que se ultrapassem alguns dos problemas
Relatório de agência das Nações Unidas considera injusto e contraproducente culpar os professores pelos insucessos dos sistemas educativos. E pede mais transparência aos governos para que se ultrapassem alguns dos problemas a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) divulgou mais um relatório sobre o estado da educação no mundo, onde assegura que os professores não sãos os únicos responsáveis pelos falhanços no sistema educativo. a educação é responsabilidade dos governos, escolas, docentes, pais, alunos e organismos privados e, em última instância, são os governos que têm que garantir o acesso a uma educação universal de qualidade e prestar contas para alcançar esse objetivo, pode ler-se no documento. Segundo o relatório, é injusto e contraproducente culpar os professores pelas falhas dos sistemas educativos, quando, por exemplo na Indonésia, metade dos docentes que se ausentaram das aulas no ano letivo de 2013-2014 estavam dispensados para prosseguir os seus estudos, mas ninguém os substituiu. Se nos baseamos nos resultados escolares dos alunos para sancionar as escolas e os professores, corremos o risco de que estes modifiquem o seu comportamento para proteger-se contra as sanções e isso pode conduzir a que se deixe de lado os alunos mais atrasado, sublinha o coordenador do estudo, Manos antoninis. Nas conclusões, a UNESCO realça ainda que a transparência contribuiria para determinar quais os problemas dos sistemas educativos, pois neste momento apenas um em cada seis governos publica relatórios anuais relacionados com a evolução do sistema educativo.